terça-feira, 5 de junho de 2007

Os dias de Missirá - Manuel Lamas

“Quantas vezes te aconteceu que, em relação aos outros, tenhas estado frequentemente - ou, melhor dizendo, quase sempre - no lugar errado ou no momento errado?
Deixa ver se consigo desenvolver a ideia com suficiente nitidez.
Raras vezes aquilo que nos atrai nos outros - ou no outro, se preferires - chega mais fundo do que aquela superfície confortante das coisas de que se fala quotidianamente. Depois vais-te dando conta de que essas coisas se complicam. Factos, intuições, percepções e suspeitas que interagem, relacionam, destroem e reedificam. O outro espessa-se, alarga-se, ganha outras, e quase sempre insuspeitadas dimensões, bem longe da dicromia inicial.
Não me atreveria a afirmar que é um processo gradual. Descontínuo sim, como quase tudo, aliás.
Se no começo tentaste seduzir - e repara que falo no sentido mais lato - capturar o outro na órbita daquilo que julgaste ser o seu principio de gravitação pessoal, com um perfil, uma palavra deixada cair ou algo de semellhante, mais tarde ou mais cedo és obrigado a constatar que um e outro têm massas distintas, velocidades diferentes. Um peso passado que em puro cálculo de probabilidades vos atira - quando muito - para trajectórias que apenas cíclica ou episodicamente se tornam secantes. Percebes o que quero dizer?
O resultado final é uma mistura de arritmia, assincronismo, topologia irónica e insuspeitada. A partir de um certo grau de convivência os desencontros são mais numerosos e mais pesados do que os encontros. Ou, pondo as coisas de outra maneira, tens uma consciência mais aguda dos momentos de divergência do que dos momentos de convergência. E a própria tomada de consciência dessa realidade, mesmo quando se converte em tentativas de ajustamento, de correcção, acaba por só agravar as coisas. Porque, habituado à tua massa específica, à tua velocidade, à inércia adquirida num tempo pretérito, dificilmente admitirás que os conceitos de certo e de errado, de bem e de mal, pouco ou nada têm a ver com as assincronias entre ti e o outro.”
Recomendo...

13 comentários:

Anónimo disse...

Atão foi você que leu o meu livro?
A sua citação contrapesa-me os 200 exemplares de sobras que a D. Quixote me recambiou.
Um leitor em Moçambique?
a pedrinha saltitou até onde mora o mais subversivo ferramenteiro que carpinteira o portugês?
Vá lá, um abraço
Manuel Lamas

Anónimo disse...

Foi tanto o Dr. Manuel Lamas que escreveu o último comentário como eu.
De uma pessoa que o admira imenso,

Paulo

Anónimo disse...

Tenho procurado mais livros escritos por este autor, mas julgo ser o único. Com pena minha, porque escrever sobre o tema do livro, nem todods têm a sensibilidade e o conhecimento de Manuel Lamas. É realmente um bom livro que tenho recomendado.
Sobretudo porque agora é moda aparecerem livros com capas "folclóricas", mas o conteúdo é fraquissimo.
Mama Sumae

Anónimo disse...

Mama Sumae

Se não me engano esse Manuel Lamas é apenas um heterónimo do coronel Manuel Lamas de Mendonça, Deficiente das Dorças Armadas por ferimentos recebidos em campanha e sócio da Associação de Comandos

Anónimo disse...

pelo que conheço do autor em apreço estou em crer que o
<< subversivo ferramenteiro que carpinteira o português>> referido a Moçambique aponta para Mia Couto

Fernando Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Procuro o livro "Os dia de Missirá" já tentei diversas livrarias, inclusive enviei um mail às publicações D.Quixote e sem sucesso. Agradeço quem me possa dar alguma informação.

Fernando Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Obrigado pelo link da amazon. Um bocadinho caro quase 77USD+ portes . Vou continuar a procurar mas agradeço a informação.

Anónimo disse...

tAMBÉM QUERIA E NÃO CONSEGUI

jorgemadureira disse...

Fui um elemento do Batalhão 3880/C.Caç 3535, Companhia esta comandada no início da Comissão em Angola, pelo então Capitão Manuel Lamas. Após poucos meses o nosso Comandante abalou de regresso á então Metrópole e no meu pensamento ficou sempre a ideia de uma retirada "estratégica", e que ainda hoje tenho dúvidas das causas reais, visto que a imagem que tinha e tenho do Capitã Lamas era de um Operacional bem sustentado no que seriam as atividades da nossa Companhia 3535. O seu sucessor ainda em Zemba, tinha um perfil totalmente diferente, mas o resto da nossa Comissão correu sem incidentes de maior... agora ao saber desta faceta de Escritor, fico curioso para ler o livro em apreço. Talvez um dia possa emitir uma opinião! DE qualquer modo folgo em ver o Capitão Lamas nesta área da escrita e desejo-lhe continuados êxitos!
Jorge Madureira - Ex-Furriel Miliciano Mecânico da Companhia 3535/B.Caç 3880.

Anónimo disse...

Meu Caro Fernando Ribeiro se é que ambos permanecemos vivos..
Agradeço~--lhe o macroscópio com que atribui ao meu distante livrinho aspirações a epopeia.
E deixe-me que lhe lhe confesse que tenho a maior das dúvidas em que algum dos (hoje) velhotes que fizeram as guerrilhas ultramarinas por fora do arame (tipo cus de Judas)
guarde desses dias memórias de epopeia ou heroicidade.
Admito que o meu respeitável crítico tenha tresloucado qualquer Apocalipse Now ao som da cavalgada das valquírias.
Um gadjo que depois de perder um olho se dedicou a esse tipo de fanfarra míope escrevia justamente
<< (...) melhor é experimentá-lo que julgá-lo, mas julgue-o quem não o pode experimentar >>

Você disparou com o peso da autoridade que, nesse período distante, assegurava murmúrios de assentimento politicamente correto
<>.
Mas quem é que falou em epopeias e heróis, quem, diga-me quem?
Vi algumas guerras depois. Como você seguramente , mas no seu caso apenas pequeno écran.
Se você tivesse um cão seria um mastim de orelhas cortadas. Eu fico-me pelos border collie
E, ao contrário do meu amigo, do Apocalipse now não retive apenas a cavalgada das valquírias
O que me ficou dessa fita foram duas simples palavras
The Horror
Não me darei, perdoe, ao trabalho de rebater a sua censura mainstream com calendário

Talvez algum dos que viveram e combateram comigo entenda que vale a pena desmontar a sua teoria para orquestra sinfónica.
Tenha um solarengo e pacífico dia
Manuel Lamas