quarta-feira, 17 de outubro de 2007

As vezes dá nisto. O encanto perde-se. Até já.



As vezes dá nisto. O encanto perde-se. Toda a minha vida gostei de encantos e é por eles que me perco e que me guio. As vezes ele abandona-me e vai não sei para onde. Hoje acordei desencantado, deixei de achar graça as cores de África, aos sorrisos e as pessoas e lugares.
As vezes dá nisto. Nem sei bem porque. Não sei se é pelos telefones que não me respondem do outro lado da linha e do mundo, se é apenas por mim. Mas o encanto foi-se. E nem adeus me disse. E ainda bem, que não gosto de despedidas, prefiro um até já, como espero que seja o caso.
A marrabenta já não me disse nada, as crianças também não, olhei com indiferença, sem sequer pensar. Isso preocupa-me. A procissão ainda vai no adro e o encanto já partiu. Os pensamentos invadem-me e tiram-me o sono. As vozes que não oiço, as caras que já não me recordo. Isso preocupa-me. Sempre me baseei em encantos para viver. A saltar de uns para outros. Encantos por sítios, por pessoas, por mulheres, por espaços, por amizades. É isso que me faz avançar. E agora, parece-me que entrei em contra-marcha. Isso preocupa-me. E desancanta-me. Logo a mim, que sempre gostei de encantos. Que me encantem e surpreendam. Vou tentar mais uma vez, ouvir as vozes que tanta falta me fazem e tentar recordar as caras e expressões, que me ligam ao encanto. Vou tentar. As vezes dá nisto. O encanto perde-se. Até já.

4 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente (ou felizmente) nada é linear na vida nem dentro de nós... encantamo-nos, desencantamo-nos, somos felizes em alguns momentos, ficamos tristes noutros, amamos, deixamos de amar... Não fiques assim. Acredito que no meio disso tudo, irás encontrar algo (mesmo que dentro de ti) que te encantará ou que voltará a encantar;)
Abraços daqui:)

Maria disse...

mas que grande post! revi-me, completamente. há fases assim, em que tudo aquilo que nos despertou a alegria, simplesmente deixou de o fazer. e imprevisivelmente, reconquistar-nos-á ou encontraremos outras coisas que o façam.
gostei muito do teu blog.
passarei a visita-lo regularmente.


um àparte: teclados chineses dos mocambicanos?? looool... eles dominam tudo.. medo... be very afraid..

Margaret disse...

que lindo... estou para aqui a ler o teu blog. desde letras de mafalda veiga e frases de outros autores, a coisas tuas e fotos... amei tudo

Anónimo disse...

Olá...

Eu estava procurando inspiração para tratar deste mesmo tema "Quando o encanto se perde" e encontrei aqui mais do que esperava... até porque, desconhecia a existência do seu blog e tão pouco, do conteúdo daquele que aqui posta (muito bem, diga-se de passagem!).
Devo postar em breve, mas e de qualquer forma, obrigada pelo que li... e por tudo o que percebi nas entrelinhas.
Talvez este seja um dos encantos daqueles que necessitam estar encantados.
Abraços e boa semana!

Denise