terça-feira, 24 de julho de 2007

Principais Etnias de Moçambique.


Principais Etnias de Moçambique


Numa posição estratégica da costa oriental de África, Moçambique tem sido ao longo dos tempos ocupada por muitos povos, apresentando um enorme mosaico de indivíduos de diferentes origens e culturas, africanos (negros e mestiços), árabes, indianos, europeus, etc. Os povos africanos que habitam actualmente Moçambique são incluídos no grande grupo dos Bantu, que povoa quase toda a África a Sul do Sahara. Dentro deste grupo há muitas subdivisões, ou etnias.

Tongas.

É constituído pelos seguintes subgrupos: Changanas, Chopes, Tsuas e Rongas. Os Tongas (ou tsongas em inglês) chamam-se a si próprios de Vatsonga (plural) o Mutsinga (singular).
Povo de agricultores e pastores do sul de Moçambique, foram os primeiros a emigrar para as minas da África do Sul no século XIX. Hoje estão presentes em Moçambique ( Maputo e Gaza), no Transval e no Zimbabué (Sul e no Este).

Batongas

Os Batongas ou Bitongas são em geral incluídos entre os Chopes.

Macuas.

É constituído pelos seguintes subgrupos: Lomués, Chacas, Medos, Macondes, Podzos, Acherinas e outros. Os Macuas-Lomués constituem a mais numerosa etnia de Moçambique (cerca de três milhões de pessoas). Os macuas estão espalhados pela Tanzânia, Malawi, Madagáscar, Ilhas Seychelles e Maurícias (devido ao tráfico de escravos).

Macondes.

Muito conhecidos internacionalmente pelas suas esculturas.

Nhanjas.

É constituído pelos seguintes subgrupos: Ajuda, Senga, Maganja, Auguro, Vanhungués e Atande.

Swahilis

Localizam-se na região do Quionga e Quelimane, embora existam algumas comunidades mais a Sul de Moçambique. Tratam-se de populações africanas islamizadas, cuja cultura se estende ao longo de toda a costa oriental de África até Moçambique, incluindo os Camarões e Madagáscar. Foram os introdutores do Islamismo nesta região. Tiveram a sua época de maior florescimento no século XVI.

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei do artigo...é pena não vermos as fotos das principais etnias de Moçambique.
Um abraço
Luna

PrimaNocte disse...

Quanto a isso Luna, ainda terei de pesquisar melhor.

Pode ser que consiga.

Anónimo disse...

Deve ser difícil encontrar fotos das principais etnias de Moçambique...são muitas!
Gostei de ver um comentário seu...
Um abraço
Luna